quarta-feira, 29 de abril de 2009

ATEU com FÉ.

Sou ateu. Ateu, "pelamordideus", não atoa. Sem ofensas, nem proselitismo: Ateu com fé. Não é paradoxo, muito menos contradição. Não preciso ser prolixo, nem hermético.
Qualquer religião diz que Deus está dentro de nós. Qualquer homem pode acreditar naquilo que não vê, mas sempre, para ser humano, ele precisa acreditar naquilo que não é: no signo.
A linguagem, com todas as figuras ( a metáfora, a hipérbole, etc.); a imagem, os índices, ícones e símbolos só atestam uma coisa: tudo isso é nossa capacidade de acreditar e reconstruir o mundo a nossa maneira através de processos simbólicos. A semiose é antes de tudo um ato de fé.Porquê um pedaço de papel com um beija flor desenhado pode comprar um pão? Pisou na merda? Você poderia simplismente pegar aquela nota que tem uma garoupa e usar pra limpar a sola do sapato. Todavia nós acreditamos que tem valor: e tem, mas puramente simbólico.
O divino, a mágia, os números da bolsa: acredita quem quer.
E o tempo? O tempo é esse algo que a cada instante dispomos menos. Vou te dizer: Aceite a vida. Mas lembre ela vem junto com seu próprio fim: A morte. O maior ato de humildade de um ser humano é admití-la. Adimitir que tem fim, sem a vaidade da reencarnação. Seria bem mais digno se as pessoas pensassem que só tem uma vida pra amar e para construir para os que virão, do que botarem pra fuder e esperando a salvação ou a piedade de um suposto ser superior.
Então, abusa do devir e "torna-te quem tu és", viva a dilética e por fim - não acredite em nada, só não duvide da fé.

3 comentários:

  1. Camilo, Camilooo!! Assim voce me influencia rpá! eu já num gostoo desse negócio de "foda-se os signos, vamos ser nós" hehehehee

    ResponderExcluir
  2. Camilo, vc fez falta ontem.
    Espero que esteja bem e tenha conseguido descansar.

    ResponderExcluir
  3. Pensando na vida como única, creio. Sim, temos a vivência deste momento, deste instante.

    Qual a importância de antes ou depois, se não conseguimos experimentar o agora?

    " ... homens presentes, tempos presentes ... "

    Estamos falando de nós(HUMANIDADE)Camilo Sam; dessa reflexão. Veio esse " Homem Moderno" vivente do passado ou almejante de um futuro, mas deixa escapar, o "ahora".

    Onde,como, quanto, quando. Um grande gargalhada para tudo isso, vamos com calma e na pressa de organizar o nosso objeto(o nosso foco).

    Concentra e vai, mas tem que ser agora.NOW!!!!

    ResponderExcluir