Tenho muitas ideias sobre o tempo, mas nenhuma delas sintetiza tudo que penso sobre ele e nem tem a pretensão de conceituá-lo. O tempo além de ser possibilidades e escolhas é tantas outras. É complicado falar de uma só e falar de todas ao mesmo tempo também não é uma tarefa simples.
E por essa lógica de complicação, o homem quando teve a percepção sobre a grandeza do tempo acreditou ser necessário criar uma noção de temporalidade; abstrações do tempo ou simplesmente (não sei como isso pode ser simples) traços facilitadores do conhecimento humano - dividir para multiplicar, setorizar para construir -, na intenção de nos fazer compreender algo tão amplo, vasto, complexo e completo quanto o tempo.
O tempo é passado, presente e futuro em uma ordem linear perfeita - não recua, não acelera mais do que deveria - e tudo nos é traduzido como sensação dessa passagem (envelhecer é uma delas). O passado já passou e é no passado onde há a morada das nossas lembranças, até as lembranças de instantes futuros irão morar lá. O presente chega e já passa em uma velocidade frenética e o futuro é a ideia mais abstrata na mente de todos, mas é algo em que é investido tantas certezas e expectativas no que virá; o conceito de futuro surge para nos fazer acreditar na mudança, seja ela boa ou ruim, novas escolhas, caminhos a seguir...
Há certos futuros que desde pequena ouço que irá chegar, mas nunca chega. Como quando diziam (e ainda dizem) que as crianças são o futuro da nação... Bem, quando minha mãe nasceu provavelmente ela era esse futuro que falavam, ai ela cresceu, e passou a ser eu o futuro da nação, e agora, por eu ter crescido meus filhos que ainda não chegaram serão o futuro e assim por diante.
A verdade é que a ideia do futuro é revigorante, alimenta a mente, o corpo e a alma, vive em nós. Essa incerteza do amanhã tem a capacidade de renovar esperanças em muitos, nos faz lembrar que podemos começar algo novo ou recomeçar. Acreditar em um futuro é o que nos mantém realizando feitos de proporções variadas, se não acreditássemos no amanhã o presente não seria como conhecemos.
O mais cômico disso tudo é que o futuro praticamente nunca chega. Pois toda vez que ele chega muda de nome instantaneamente para presente e em seguida vira logo passado. Parece que cada fragmento de tempo cumpre seu destino e a única evidência de que realmente aquilo ou aquilo outro aconteceu é que fica gravado na memória, pois o que acontece tem uma cina final a seguir constante na condição humana: tornar-se lembrança.
Então, a verdade sobre o tempo é que não existe uma definição certa, se fossemos por ela correriamos atrás do dicionário e iriamos nos deparar com outras ideias do que seria ele para o homem. O melhor de tudo é perceber que o tempo são – sem nenhum erro de concordância -, por sua pluralidade e possibilidades, interrogações no meio de milhares de exclamações representando as ações do dia-a-dia, e o mais belo dele é ter a noção de que essas exclamações foram as interrogações de outrora, provando que tudo é possível, basta o tempo transformar, com toda a sua força, uma interrogativa em uma afirmação concreta na realidade. Ação.
Que é pro tempo não mais nos enganar.”
" Nasço amanhã
ResponderExcluirAndo onde há espaço
Meu tempo é quando......"